terça-feira, 24 de outubro de 2017

O público nos primórdios do Museu Julio de Castilhos


A autora Zita Rosane Possamai mostra em seu texto Colecionar e Educar: o Museu Júlio de Castilhos e seus públicos (1903-1925) a afluência e o comportamento do público nos primeiros anos de funcionamento do Museu Julio de Castilhos. A partir de uma apurada pesquisa nos livros de frequência da instituição, preenchidos pelo seu primeiro diretor, Francisco Rodolpho Simch, bem como os registros escritos pelos próprios frequentadores, Possamai mostra a importância do Museu na educação à época, pelo fato deste ser um importante pólo de pesquisa botânica, de minerais e de animais da fauna rio-grandense, num período pré-Universdidade. O texto é precioso para se entender o papel do Museu na educação ontem (e hoje), bem como para termos uma boa noção de um importante capitulo da história da Educação no Estado do Rio Grande do Sul.

O gráfico a seguir, extraído do texto, dá uma ideia da afluência de público (majoritariamente estudantil) nos primeiros anos do Museu, antes de ele fechar suas portas e se dedicar quase que exclusivamente a pesquisa e produção de material com o intuito de ser publicado em uma revista do Museu, que chegou a existir em meados da década de 1930.



Para uma leitura mais detalhada, vale procurar o texto!
POSSAMAI, Zita Rosane. Colecionar e educaro Museu Julio de Castilhos e seus públicos (1903-1925). Varia hist. [online]. 2014, vol.30, n.53, pp.365-389.

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